Ryū ga Gotoku que fora do Japão é conhecido apenas como Yakuza, série de jogos de ação com alguns elementos de RPG lançado em 2005 para o PS2, vem ganhando evidência no mercado ocidental por conta das suas últimas estreias, principalmente quando despontou no PS4 e na Steam. Antes nunca tiveram grande destaque, acontecendo de chegar até com anos de atraso em localidades a não ser o território japonês, lugar onde sempre teve boa aceitação, decorrente a isso alguns jogos da franquia ficaram restritos apenas lá e esse foi o caso do Yakuza 1 & 2 HD Edition.

Trata-se de uma coletânea com os dois títulos do PS2 que ganharam versões remasterizadas para PS3 e Nintendo Wii U. Por ser especifico de uma região não recebeu legendas ou dublagens em outros idiomas, exemplo, inglês que possui pouca representação em telas de seleção através algumas palavras. Mas, tal limitação não impede de quem desconhece a língua nipônica em aproveitar tendo vista que por se tratar de uma série de ação não necessitará de diálogos ou realizar escolhas, podendo ser encontrados inúmeros vídeos ou até outros sites que circulam pela internet ajudando na compreensão do enredo caso aja alguma dificuldade.

Outro fator que necessita ser pontuado trata-se da configuração dos controle, no ocidente é comum usar o botão do joystick do PlayStation para selecionar e o ◯ para desfazê-las ou sair de seções especificas, entretanto, aqui ocorre a situação contrária. No começo é um tanto quanto incomodo decorrente costume, levando certo tempo até conseguir ficar habituado, tirando essa parte as demais configurações continuam sem grandes mudanças.



As configurações estão em japonês não sendo possível alterar o idioma, mas existem palavras em inglês.







Uma das melhorias que essa edição remasterizada apresenta é o acréscimo do suporte para troféus na sua versão de PS3, possuindo duas listas com 50 troféus para cada jogo. Quem gosta de desafios segue como um estímulo adicional, algumas conquistas são obtidas através avanços da estória, encontrar colecionáveis, solucionar missões secundárias distribuídas pela ruas de Kamurocho, bairro fictício inspirado em Kabukichō de Tóquio, e ainda por realizar tarefas especificas, assim podendo acumular mais horas de entretenimento.

Enquanto jogabilidade não ouve adição de material, segue com conteúdo idêntico quando lançado no PS2, ocorreram apenas reparos visuais a exemplo da iluminação e no refinamento dos polígonos deixando assim a resolução melhor. Foram correções sem grandes mudanças preservando a essência do título original, entretanto, dentro do possível com qualidade compatível no console da sétima geração.

Pequenas falhas encontradas nas versões antigas permaneceram, a visão da câmera é problemática podendo acrescentar dificuldade em diversas situações, momentos de lutas são prejudicadas as vezes pelos controles rígidos e numa sequência envolvendo mira torna-se uma dor de cabeça desnecessária. Nada que possa estragar a imersão, mas fica evidente aquela sensação que poderia ter sido diferente, caprichado neste importante quesito e não continuar limitado apenas na evolução gráfica.



Rua movimentada do bairro fictício de Kamurocho. Dentre melhorias desta edição está a iluminação do ambiente.


Referente ao jogo, Yakuza 1, apresentou características próprias que virariam marca da franquia criada pelo produtor japonês Toshihiro Nagoshi, como mini-games de relacionamentos amorosos, confrontar gangues rivais, participar de mesas de carteado. Já as batalhas geram dinheiro que podem ser utilizados para comprar equipamentos, gastar com informações ou ainda ser dado para mulheres no intuito de conquistá-las e também tem os pontos de progressão que ajudam na customização de ataques, aumento da barra de vida além dos golpes especiais que por sinal consomem outra barra especifica.

Algo chamativo é a possibilidade de interagir com objetos dos mais variados tipos seja uma cadeira, lata de lixo, taco de golfe ou até mesmo uma bicicleta que viram armas durante os combates, entretanto, existe um limite para uso e após isso terá de conseguir outra coisa. Ainda podem ser adquiridas facas, espadas, revólveres e granadas que com avançar da estória tornam-se essenciais devido o grau da dificuldade. Segue divertido por conta da quantidade de materiais que podem ser aproveitados, realizando sequências corretas liberam pequenas animações com a peça escolhida em mãos.

Conhecer as ruas de Kamurucho faz primordial, pois, boa parte do jogo será necessário caminhar entre elas para conseguir itens de cura uma vez que a barra de vida não se recupera sozinha da mesma forma acontece com os saves que são manuais sendo preciso achar cabines telefônicas para criá-los. O ambiente revela diversidade na qual podem ser encontradas lojas com mesma finalidade em locais diversos evitando percorrer longos caminhos através do mapa, comprar com ambulantes é uma outra alternativa, ou seja, não fica obrigado frequentar sempre os mesmos estabelecimentos.



Possibilidades em Yakuza: mini-games de romance, customização de golpes e utilizar objetos como armas.


Sobre o enredo apresenta uma estória de investigação relacionado ao protagonista, Kazuma Kiryu, que após ficar 10 anos preso precisa desvendar um caso de desaparecimento envolvendo seu antigo grupo, o clã Tojo, sendo expulso dele durante esse tempo por conta de ter assumido um crime que não praticou. A partir desta busca conhece novas e reencontra outras pessoas, algumas dispostas ajudar ou atrapalhar, levando o personagem principal rever conceitos e ainda questionar fatos ocorridos no passado antes do encarceramento percebendo que nada está igual.

Fica evidente na narrativa a influência de filmes tendo como temática a máfia nipônica, curiosamente também chamado de cinema Yakuza, principalmente do diretor Takeshi Kitano ou também conhecido como Beat Takeshi idealizador de produções a exemplo de "Adrenalina Máxima" (1993), "Hana-Bi" (1997) e "Zatoichi" (2003) que mistura em suas obras drama, violência e momentos irreverentes. Kazuma Kiryu sintetiza a imagem do típico valentão, mas durante os acontecimentos transmite um lado mais solidário que o torna em algo além da máquina de combate.

Alguns personagens secundários são cativantes exercendo papéis fundamentais, chegando ganhar tanta notoriedade que em outros títulos da franquia tornariam figuras centrais um desses casos é Goro Majima, protagonista na prequela Yakuza 0 e no spin off Yakuza Dead Souls, tendo sido originalmente dublado na versão ocidental do primeiro jogo por Mark Hamill (Star Wars), mas neste aqui faz parte do grupo de chefes a serem derrotados. Outro vilão de destaque é Futoshi Shimano que nas suas costas revela uma tatuagem de tigre sendo que na cultura japonesa ela contrapõe o dragão, a tatuagem de Kazuma Kiryu.



Futoshi Shimano, um dos antagonistas principais do Yakuza 1 e chefe numa das primeiras fases do jogo. 


No geral Yakuza 1 & 2 HD Edition apresenta conteúdo básico sem grandes adições servindo mais para a base de fãs recorrentes da série ou colecionadores, talvez não funcione aos curiosos tendo em vista já existir Yakuza Kiwami e Yakuza Kiwami 2, remakes dos dois títulos, para consoles atuais. A falta da inclusão por novos materiais e melhorar aspectos da jogabilidade em parte pesam, no entanto, sabendo de ser uma coletânea apenas para determinada localidade compreende-se certas ausências.

Quem estiver disposto conhecer vai encontrar um material enxuto, mas que agrada pela dinâmica, com 20 horas em média é possível finalizar a campanha principal do primeiro jogo, ainda fazer missões secundárias e explorar muitos dos mini-games. A exclusividade da presença do idioma japonês atrapalha entendimentos importantes, entretanto, não impossibilita de quem não conhece em ir avançando nas tarefas, o Youtube consegue suprir essa barreira com infinitos vídeos seja missões específicas ou aquelas envolvendo o enredo.

No Brasil é possível conseguir a edição de PS3 através da plataforma Mercado Livre onde os preços variam entre R$ 180 e 230. Existe ainda possibilidade de fazer compras no exterior por intermédio da Amazon ou em demais sites de vendas internacionais que realizam entregas para o Brasil. Essa edição é uma soma valiosa para qualquer coleção.